icone whatsapp
×

Blog

Sintomas de Pneumonia: Quais são e o que fazer?

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) registra, anualmente, mais de 600 mil internações por Pneumonia.

O que é pneumonia?

A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. A pneumonia pode variar em gravidade, desde casos leves que podem ser tratados em casa até infecções mais graves que requerem hospitalização.

Quais os sintomas de pneumonia?

Os principais sintomas de pneumonia podem variar dependendo da idade, saúde geral e do agente causador da infecção. No entanto, os sintomas mais comuns da pneumonia incluem:

1.Tosse seca ou com expectoração;
2.Febre e/ou calafrios;
3.Mal-estar;
4.Falta de ar;
5.Respiração acelerada.

Sintomas de pneumonia silenciosa

Existe a pneumonia que não apresenta os sintomas típicos. Quem sofre com essa condição não apresenta os tradicionais de febre e sintomas respiratórios da doença, a exemplo de falta de ar e tosse. Geralmente é mais comum em idosos ou pacientes com outras comorbidades.

Gripe e Pneumonia – entenda a diferença

A gripe e a pneumonia são duas condições respiratórias distintas, mas podem estar relacionadas. Aqui estão as principais diferenças entre elas:

Causa: A gripe é causada por vírus da gripe, enquanto a pneumonia pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou outros agentes infecciosos.

Sintomas: Os sintomas da gripe geralmente incluem febre, calafrios, dor de garganta, congestão nasal, dores musculares, fadiga e tosse. A pneumonia, por sua vez, apresenta sintomas como tosse persistente com muco espesso ou com sangue, febre, falta de ar, dor no peito, fadiga e fraqueza.

Tratamentos para pneumonia

Os tratamentos da pneumonia depende de qual microrganismo atinge os pulmões e se faz necessários as medicações sintomáticas, como analgésicos e antitérmicos. Se for bacteriana necessita de antibióticos. Mas para confirmação do diagnóstico e tratamento correto precisa passar por avaliação do médico pneumologista. Se tiver algum deste sintomas respiratórios, procure um pneumologista.