No Brasil, 99% das pessoas têm algum tipo de doença periodontal.
A Doença Periodontal, segundos dados Universidade de São Paulo (USP), 99% dos brasileiros sofrem com algum tipo dessa doença gengival.
Essa inflamação, que atinge a gengiva e subsequentemente o osso do dente, começa como uma simples inflamação na gengiva, essa gengivite, se não cuidada, pode evoluir com o passar do tempo para o seu estado mais grave, a periodontite. Assim, gengivite e periodontite são estágios diferentes da doença periodontal.
Mas quais são as causas?
A principal causa é a falta de higiene bucal adequada e do não uso do fio dental diariamente. Isso faz com que a placa bacteriana se acumula e causa, em apenas alguns dias, diversos sinais e sintomas que indiquem a gengivite, como vermelhidão, inchaço, sangramento e sensibilidade da gengiva, assim como o mau hálito.
Como esse caso não apresenta dor, a constante atenção a algo fora do comum é fundamental.
E como prevenir?
A higienização bucal diária é a chave para evitar o acúmulo de placa na região dos dentes. Escovar os dentes e fazer a limpeza da língua, de 2 a 3 vezes por dia utilizando cremes dentais com flúor e fio dental 1 vez ao dia é suficiente para evitar a doença. Se ainda assim os sintomas persistirem, procure um dentista o quanto antes!
Caso você observe qualquer indício, nos faça uma visita, e consulte o seu médico odontológico. O agravamento da periodontite pode levar a perda total dos dentes. Além disso, ela é considerada fator de risco para outras doenças como por exemplo as cardiovasculares, pulmonares, diabetes e também fortemente associada ao nascimento prematuro de bebês.
Como sempre costumamos dizer: prevenir é sempre o melhor caminho. Previna-se!